Descoberta Mais Uma Partitura Inédita de Mozart  

Posted by Cassiano in , ,

Uma partitura inédita, assinada à mão por Wolfgang Amadeus Mozart, foi descoberta por investigadores alemães numa mediateca em Nantes, França. A partitura foi encontrada no meio de outras no início deste ano, mas só hoje a descoberta foi revelada pela revista francesa "Presse-Ocean".

"Os investigadores sabiam que tínhamos na biblioteca documentos sobre Mozart, mas não esperavam encontrar algo assim", disse Yannick Guin, vereador de Nantes e ex-subsecretário da Cultura, à "Presse-Ocean".

A pequena partitura do tamanho de uma folha de caderno A4 foi encontrada entre uma pilha de partituras que, segundo a AFP, pertenciam a Pierre Antoine Labouchére, um pintor e coleccionador do século XIX. Labouchére coleccionava autógrafos e tinha também em seu poder cartas enviadas por Mozart ao pai.

Um músico de Nantes que teve acesso à partitura disse que está dividida em duas partes: uma "peça em compasso de quatro tempos (...) em ré maior, e uma segunda parte, que seria um rascunho, a espaços ilegíveis".

Ulrich Leisinger, chefe de investigação na Fundação Internacional Mozarteum, em Salzburgo, na Áustria, foi contactado para verificar a autenticidade da partitura encontrada e confirmar se foi mesmo escrita por Mozart.

Leisinger confirmou e descreveu a peça encontrada como um rascunho preliminar de uma composição musical, com diversas anotações do compositor. Segundo Lesinger “é sem dúvida a letra de Mozart” e é uma descoberta “realmente importante”.

Para hoje (18/09/08) está planejada uma conferência de imprensa na cidade de Nantes. Ao longo dos últimos 50 anos cerca de 10 peças inéditas de Mozart foram descobertas. A ser vendida a peça pode vir a valer 100.000 dólares, cerca de 70 mil euros.

A última partitura encontrada assinada por Wolfgang Amadeus Mozart em 2007 valeu num leilão da Sotheby’s a quantia de 156 mil euros. Considerado o melhor compositor de todos os tempos, Mozart nasceu em Salzburgo, na Áustria, em 1756. Mudou-se para Viena, em 1781, onde morreu 10 anos mais tarde apenas com 35 anos de idade.

This entry was posted on quarta-feira, 17 de setembro de 2008 at quarta-feira, setembro 17, 2008 and is filed under , , . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

2 comentários

Anônimo  

Que boa noticia! Sempre é bom ouvir mais de Mozart . Sabe se liberaram a partitura para se ler na internet?

Obrigado

19 de setembro de 2008 às 19:52

Saudações anônimo!...hehehe.

Olha, que eu saiba ainda não está disponível, mas acredito que logo logo esteja.

Vamos torcer!

Abraço

19 de setembro de 2008 às 20:14

Postar um comentário