Uma partitura inédita, assinada à mão por Wolfgang Amadeus Mozart, foi descoberta por investigadores alemães numa mediateca em Nantes, França. A partitura foi encontrada no meio de outras no início deste ano, mas só hoje a descoberta foi revelada pela revista francesa "Presse-Ocean".
"Os investigadores sabiam que tínhamos na biblioteca documentos sobre Mozart, mas não esperavam encontrar algo assim", disse Yannick Guin, vereador de Nantes e ex-subsecretário da Cultura, à "Presse-Ocean".
A pequena partitura do tamanho de uma folha de caderno A4 foi encontrada entre uma pilha de partituras que, segundo a AFP, pertenciam a Pierre Antoine Labouchére, um pintor e coleccionador do século XIX. Labouchére coleccionava autógrafos e tinha também em seu poder cartas enviadas por Mozart ao pai.
Um músico de Nantes que teve acesso à partitura disse que está dividida em duas partes: uma "peça em compasso de quatro tempos (...) em ré maior, e uma segunda parte, que seria um rascunho, a espaços ilegíveis".
Ulrich Leisinger, chefe de investigação na Fundação Internacional Mozarteum, em Salzburgo, na Áustria, foi contactado para verificar a autenticidade da partitura encontrada e confirmar se foi mesmo escrita por Mozart.
Leisinger confirmou e descreveu a peça encontrada como um rascunho preliminar de uma composição musical, com diversas anotações do compositor. Segundo Lesinger “é sem dúvida a letra de Mozart” e é uma descoberta “realmente importante”.
Para hoje (18/09/08) está planejada uma conferência de imprensa na cidade de Nantes. Ao longo dos últimos 50 anos cerca de 10 peças inéditas de Mozart foram descobertas. A ser vendida a peça pode vir a valer 100.000 dólares, cerca de 70 mil euros.
A última partitura encontrada assinada por Wolfgang Amadeus Mozart em 2007 valeu num leilão da Sotheby’s a quantia de 156 mil euros. Considerado o melhor compositor de todos os tempos, Mozart nasceu em Salzburgo, na Áustria, em 1756. Mudou-se para Viena, em 1781, onde morreu 10 anos mais tarde apenas com 35 anos de idade.
Posts Recentes
Menu
Guardados no Tempo
Quem Escreve
Vale a Pena Visitar
Decreto
Proibido derrubar
qualquer árvore
(exceto para
construir
berços
e violinos)
by Bárbara Lia