Wolfgang Amadeus Mozart (1756 - 1791)  

Posted by Cassiano in , ,




Afinal, quem foi Mozart?

Mozart nasceu no dia 27 de janeiro de 1756, em Salzburgo, na Áustria. (Salzburgo = cidade de sal).
Foi batizado com o nome de Johannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart, mais tarde, Wolfgang Amadeus Mozart. O amado de Deus, pela tradução de Amadeus; e o amado de Deus, segundo os estudiosos e admiradores, pela qualidade de suas músicas, que teriam sido ditadas a ele por Deus, para que a música celestial fosse ouvida na terra...

Aos 3 anos de idade Mozart já demonstrava publicamente o interesse pela música, e aos 4 já rabiscava suas primeiras composições. Aprendeu a tocar vários instrumentos sozinho, tendo dominado completamente todos os que se aventurou a aprender.

Algumas passagens:

(...) O pequeno Wolfgang queria tocar violino com um trio formado por seu pai (Leopold), o violinista Wentzl e Schachtner; e Leopold, logicamente, disse que não:

“Wofgang começou a chorar amargamente, e foi se retirando com pequenos passos, com seu pequeno violino na mão. Comovido pela dor do menino, roguei então, que o deixassem tocar comigo; então seu pai disse: “bem, está certo. Toque com o Sr. Schachtner, mas tão baixinho que eu não ouça; do contrário, terá que ir embora imediatamente”. Assim se fez, e Wofgang tocou comigo. Muito rapidamente percebi, com estupor, que eu estava sobrando. Suavemente, deixei meu violino e olhei para o pai dele, que chorava de admiração”. (...)

Suas proezas eram tão admiráveis, que seus próprios contemporâneos duvidavam de muitas coisas que ouviam sobre ele. E não demorou muito para ser reconhecido como um menino prodígio.

"...Somos tomados do mais profundo pasmo quando vemos um menino de seis anos sentar-se ao cravo e o ouvimos não apenas tocar os mesmos concertos, trios e sonatas de maneira adulta, sem nenhum traço de infantilidade, mas também o ouvimos improvisar de sua própria cabeça, durante horas a fio, ou ler à primeira vista, e executar, o acompanhamento de sinfonias, árias e recitativos, em concertos...
Mais ainda, quando ele foi colocado em um outro aposento, e notas isoladas eram tocadas, não apenas ao teclado, mas em qualquer outro instrumento, e ele no mesmo instante dar o nome da nota. Na verdade, quando ouve um sino tocar ou um relógio bater, ou mesmo soar um relógio de bolso, é capaz de identificar a tonalidade de imediato. Dadas umas poucas notas de uma melodia, ele conseguia reproduzí-la e em seguida encaixar diretamente o baixo, o que sempre faz de forma belíssima, excelente e precisa, de tal forma que ficamos boquiabertos..."

Jornal de Augsburgo de 1763

This entry was posted on quarta-feira, 28 de maio de 2008 at quarta-feira, maio 28, 2008 and is filed under , , . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

4 comentários

Anônimo  

Parabéns!
Bom saber que ainda existem pessoas amantes de música de verdade!
Abaixo ao populismo e brega!! hehehe
Beijinhos

29 de maio de 2008 às 10:24

Oi Carol!
Obrigado pela visita e pelos parabéns.
Volte sempre, ficarei feliz.
Bjos

29 de maio de 2008 às 11:20

Ei Cassiano,

depois de ler seu comentário no meu blog, eis que clico no link e descubro essa maravilha! E ainda com o 2o movimento do concerto para clarinete (meu sonho de tocar clarinete é SÓ para tocar esse movimento!). Parabéns, parabéns, parabéns!

Bach e Mozart são minhas paixões incontidas - minha professora de piano quase ficou sem repertório pra me dar, porque eu insistia em parar no século 19, rsrsrs...

Pode ter certeza de que vou voltar mais amiúde! E vou colocar um link pra sua página no meu blog. Em tempos de Dança do Creu, seu trabalho é absolutamente necessário!!!

Bjk.
Mônica
Crônicas Urbanas

29 de maio de 2008 às 11:30

Oi Mônica!
Nossa, com tantos parabéns chego a ficar sem graça...hahaha.
Sei que o assunto é meio "árido" pra maioria, mas quero difundir mais a música clássica.
Outro dia conversando no MSN com um amigo, comentamos sobre a "dança do quadrado", e então percebi que realmente o gosto musical das pessoas está caindo num abismo quase sem volta.

Muito, mas muito bom mesmo saber que já tem gente vindo aqui, com apenas 15 dias de blog, e que estão gostando. É um incentivo!

Coloquei o Concerto para Clarinete como chamariz...hehehe, porque só uma pessoa que não tenha o mínimo de sensibilidade poderia passar batido por ele sem querer ouví-lo mais algumas dezenas de vezes.

Bem, já notei que escrevo demais...hahaha.

Volte sempre, obrigado pela visita!
Colocarei seu link também no meu!

Aqui termino este livro...hehe.

Bjo

29 de maio de 2008 às 11:50

Postar um comentário